terça-feira, 5 de abril de 2011

Resenha do documentário: Uma Verdade Inconveniente -Al Gore

    Autor do documentário : Uma Verdade inconveniente , Al Gore, o ex candidato a presidência dos Estados Unidos, no ano de 2000, um ecologista fervoroso, ganhou o prémio Nobel da paz em 2007 o Oscar com esse documentário sobre as alterações climáticas.
   O documentário mostra a realidade da terra e as consequências do aquecimento global na atualidade.Expõe através de gráficos que quanto maior a emissão de dióxido de carbono, maior a temperatura. E que o mesmo, aumentou consideravelmente ao longo dos anos e vem aumentando até hoje, causando impactos irreversíveis.
   Al Gore cita que visitou vários países do mundo, para tentar entender o que está acontecendo com o Planeta Terra e observou que nos últimos 5 anos, ocorreram as temperaturas mais quentes, já vista até hoje, inclusive nos oceanos, causando tempestades,cada vez, mais intensas.    
  Mostra que já conseguimos observar as mudanças naturais ocorridas em vários lugares no mundo. Como no Ártico, um dos lugares que está sofrendo impactos, intensamente, onde as geleiras estão derretendo aceleradamente. O qual a calota polar, que refletia mais de 90% dos raios solares, mantendo a terra mais fria, diminuiu 40% em espessura, nos últimos 40 anos.Consequencia do clima mais quente, sendo uma alerta do aquecimento do global.
  É citado no documentário que os fenômenos ocorrentes na Terra estão atingindo as estações, os nichos ecológicos dos animais e das plantas. É mencionado que os vetores para doenças infecciosa aumentaram, considerávelmente, por causa do aumento de temperatura, principalmente, nos países próximos a Linha do Equador.
  O documentário alerta que usamos tecnologias atrasadas que poluem o ar e contribuem para o aquecimento global. Que temos que separar a realidade da ficção,que quando os avisos são precisos e mostrados pela ciência, precisamos ouvir e agir. 
  É observado que a população tem crescido e com o crescimento, está colocando maior pressão na Terra, nos sistemas naturais, consumindo, desmatando, e poluindo. A revolução biológica e científica ajudou bastante a humanidade, mas com a mesma proporção vem destruindo mais a natureza, por causa desssas revoluções terem de certa forma aumentado as abilidades dos seres humanos, erradamente.
  No documentário é comentado que vários cientistas foram perseguidos ao longo dos tempos e proibidos de trabalhar, porque as verdades que eles contaram era inconveniente à grandes Governantes. Por conta da escolha errada desses maus administradores que preferem a economia do que o meio ambiente.
   Al Gore deu mais de 1000 palestra ao redor do mundo, falando, insistentemente, sobre a importância de diminuirmos o efeito do aquecimento global, e que sabemos como diminuí-lo, só precisamos ter força de vontade e agir. Já que o futuro será consequência do que fazemos no presente, e nossas atitudes irá comprometer o modo de vida dos nossos descendentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário